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Postado em 07 de Abril às 08h28

Posso aumentar meu lucro usando a cotação de preços?

MERCADO (6)

Você já deve ter ouvido a dica de que não se deve aceitar a primeira oferta de preço! Então isso significa que é necessário pesquisar e saber a realidade de mercado antes de efetivar uma compra. Quando o assunto é o ambiente organizacional, garantir a melhor negociação com o fornecedor está diretamente ligado com geração de lucro da empresa. Mas, e como é possível fazer esse processo de forma prática e sem onerar o processo de compra de sua empresa?

Uma dica simples e de grande importância é a utilização da cotação de preços!

Mas, afinal, o que é cotação de preços?


A cotação de compras é o processo de realizar a tomada de preços e condições para o fornecimento de produtos e serviços oferecidos por fornecedores diferentes. A cotação permite definir qual será o fornecedor que irá prestar o serviço ou fornecer a mercadoria para a empresa, visando fechar o melhor negócio!

Qualquer empresa pode fazer a cotação de preços?

Minha empresa é pequena e não tem estrutura para fazer cotação de compras! Essa afirmativa está errada, qualquer empresa, de qualquer porte, deve fazer a gestão de suas compras e sendo assim pode utilizar da cotação de preços. Ela possibilitará que você conheça as melhores condições de negociação, possibilitando a tomada de decisões com base no melhor custo-benefício. Afinal de contas, a gestão de compras consiste em otimizar os recursos afim de gerar lucro! E quanto melhor for a negociação maior será a vantagem competitiva da empresa!

O que preciso saber antes de fazer uma cotação de preços!


Estabeleça critérios para analisar as cotações:
Além de analisar o preço sua empresa deve estabelecer critérios para analisar a cotação, entre eles podemos citar os prazos e formas de pagamento, tipo de frete e valor de frete, e o prazo em que preços estarão vigentes.

Faça no mínimo 3 cotações diferentes:
É importante saber os preços praticados por diferentes fornecedores, possibilitando que sua empresa compre baseando-se na melhor negociação, e isso só será possível se sua equipe souber quais são as propostas disponíveis no mercado.

Não dependa de um único fornecedor:
Ter apenas um fornecedor é uma estratégia arriscadíssima, isso porque imprevistos podem acontecer e você pode ficar sem a mercadoria para entregar ao cliente. Então, mesmo que tiver uma boa relação com um fornecedor, crie vínculos com outros fornecedores e aumente o leque de possibilidades de compras de sua empresa. Essa estratégia reduz as chances de enfrentar situações problemáticas no futuro.

Quanta informação! Como irei controlar tudo isso?

Essa é a melhor notícia, o ERP da Flex Smart está preparado para que sua empresa faça a gestão completa das suas compras, incluindo o processo de cotação de preços. Além de auxiliar na escolha do melhor fornecedor, é possível fazer o gerenciamento dos preços, prazos e condições acordados, ganhando maior agilidade para a sua gestão, e consequentemente aumentando o lucro de sua empresa!

Agende uma demonstração e conheça mais sobre essa e outras funcionalidades que temos disponíveis para a sua empresa, e se você já é nosso cliente, acesse nossa base de conhecimento ou entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre essa funcionalidade!

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